Decano da Faculdade de Artes e Ciências e um comitê de professores de Filosofia colaboraram na seleção do escritório Steven Holl Architects para desenhar a renovação completa dos interiores dum edifício de esquina de 1980, em 5 Washington Place, num conceito que organiza os novos espaços ao redor da luz e as propriedades fenomênicas dos matérias.
O espaço da escada sob a nova claraboia une os seis níveis do edifício na vertical, com um elemento metálico perfurado que permite a passagem da luz e gera jogos de sombras que mudam de acordo com as estações. Uma película prismática foi instalada nas janelas orientadas ao sul, o que ocasionalmente rompe os raios solares transformando-os num arco-íris prismático.
O nível -1, utilizado em toda a universidade, contém um novo auditório curvilíneo de madeira sobre um pavimento de cortiça. Os pisos superiores contêm a sala dos professores e salas de seminários que são realizados em diferentes tons e texturas de branco e preto, de acordo com os textos do livro “Observações sobre a cor” de Ludwig Wittgenstein.
O edifício está localizado no distrito histórico NoHo e está dentro da jurisdição da Comissão de Preservação de Monumentos de Nova York. O edifício faz parte do campus principal da NYU dentro da vila Greenwich e está situado no acesso à Washington Square Park.
Via: Architectural